Webber lidera sexta-feira marcada por equilíbrio

Publicado: 22/10/2010 em Fórmula 1

Mark Webber em coletiva

A nova pista em Yeongam, na Coréia do Sul, é a oportunidade que Ferrari e McLaren esperavam para poder competir contra as poderosas Red Bull. Apesar de assistirmos o australiano Mark Webber liderar este primeiro dia de ensaios, os rivais parecem mais próximos que no Japão, em Suzuka.

Na primeira sessão, Lewis Hamilton anotou o melhor tempo, depois de passar quase todo o tempo no box. O campeão de 2008 precisou de apenas quatro giros para encabeçar a lista de tempos.

Já na segunda, a dupla da Ferrari, Fernando Alonso e Felipe Massa, chegaram a liderar, mas Webber acabou com a festa italiana e deu o ar da graça da equipe dos energéticos nos instantes finais, com uma volta voadora em 1:37.942s.

Se levarmos em conta que o asfalto é novo e que a pista esteve muito suja nesta sexta-feira (22), é certo que veremos os tempos caírem ainda mais amanhã. Porém, a possibilidade de chuva para o sábado pode transformar a sessão oficial para formação do grid de largada numa loteria, já que ninguém sabe se o piso oferecerá boa aderência no molhado.

Renault mais próxima

Não foi só Ferrari e McLaren que andaram próximas a Red Bull. A Renault, com o sempre velocíssimo Robert Kubica e o russo Vitaly Petrov, colocou seus dois carros entre os oito mais rápidos, superando a Mercedes neste primeiro dia. As duas equipes duelam nessas últimas corridas pelo quarto posto entre os construtores.

Vettel e Button apagados

Na luta pelo título de pilotos, Sebastian Vettel e Jenson Button não andaram tudo que podem neste primeiro dia. O britânico, atual campeão mundial, chegou a liderar o primeiro treino, mas terminou como o quinto mais veloz. Já o alemão – vice-campeão de 2009 – foi um despercebido sétimo colocado.

Normal. Afinal, Button costuma tomar tempo de Hamilton na média e a Red Bull, geralmente, só começa a andar forte no sábado. Porém, a volta de Webber pode sugerir que o australiano pretende se impor desde o começo, forçando o companheiro a andar no limite o tempo todo, o que pode levá-lo a um erro, definindo, praticamente, o título aí mesmo na Coréia.

Brasileiros vão mal

Felipe Massa reclamou muito do acerto de sua Ferrari. O sexto lugar geral o deixou a quase 0,7s do companheiro Fernando Alonso, deixando claro que todas as atenções da Scuderia estarão voltadas ao espanhol nesta reta final do certame. Resta a Massa fazer o seu melhor, torcer para este campeonato acabar logo e buscar se impor desde a pré-temporada para 2011.

Massa vem reclamando muito dos pneus neste ano. Para o ano que vem, a Bridgestone vai embora e a Pirelli está chegando. Quem sabe os compostos italianos permitam ao brasileiro desafiar o espanhol em melhores condições?

Já Rubens Barrichello apareceu num modesto 13º lugar. Ainda assim, bateu em mais de 0,6s seu companheiro de equipe, o alemão Nico Hulkenberg. O campeão da GP2 de 2009 chegou a liderar durante muito tempo a primeira jornada. A ameaça do venezuelano Pastor Maldonado a sua vaga em 2011 parece fazer o jovem alemão pisar mais fundo.

Lucas di Grassi só treinou à tarde e não conseguiu acompanhar o ritmo do parceiro de Virgin, Timo Glock. Por sua vez, Bruno Senna sofreu uma quebra na suspensão traseira esquerda de sua Hispania no primeiro treino e só conseguiu aproveitar os quatro minutos finais do dia, ficando em último.

Logo mais, à meia-noite, acontece a terceira sessão de treinos livres, com transmissão ao vivo do SporTV. Já o qualifying acontece às 3h, na TV Globo.

Anúncios
comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s