Decisão do título agita A1GP na Inglaterra

Publicado: 02/05/2009 em A1GP
Largada da A1GP em Brands Hatch

Largada da A1GP em Brands Hatch

Era para ser no México a decisão da temporada 2009 da A1GP, mas a inesperada gripe suína acabou por assustar os dirigentes, que cancelaram a etapa no circuito Hermano Rodriguez. Assim sendo, a rodada dupla deste fim de semana, em Brands Hatch, na Inglaterra, será a última do calendário.

A Holanda, quarta colocada no geral, passou a não ter mais chances matemáticas e somente Suíça, Irlanda e Portugal lutam pelo título da temporada. Neel Jani, Adam Carroll e Filipe Albuquerque seguem sendo, respectivamente, os representantes de seus países.

Já Jeroen Bleekemolen voltará ao cockpit da Holanda. Depois de vencer uma das baterias em Gauteng, na África do Sul, o piloto foi substituído por Robert Doornbos em Portugal. Por outro lado, Vitantonio Liuzzi se mantém como titular da Itália.

Na equipe brasileira, apenas Felipe Guimarães acompanha o time na Inglaterra. Ana Beatriz, escalada para os treinos dos novatos de sexta-feira no Algarve, não foi chamada desta vez.

O Speed Channel, canal 97 da NET, transmite ao vivo a Feature Race, às 9h30m do domingo.

Nelsinho venceu as duas baterias em 2005

Nelsinho venceu em 2005

Um pouco de história

O Brasil obteve as duas primeiras vitórias da história desta categoria. Na temporada inaugural, de 2005/06, o piloto Nelsinho Piquet foi o responsável pelo feito. Na temporada seguinte, Grã-Bretanha e Alemanha dividiram as vitórias. No ano passado, foi a vez da Índia debutar como equipe vencedora na pista inglesa.

O circuito, que já recebeu a Fórmula 1, costuma fechar o certame. Desta vez, a honra estava prevista para o autódromo mexicano Hermano Rodriguez, mas a gripe suína fez com que os organizadores da A1GP cancelassem a etapa. Novamente cabe à pista inglesa decidir um título da Copa do Mundo de Automobilismo.

Dados da pista:

O traçado da pista

O traçado

Percurso: 3.70 km (2.30 milhas)
Número de curvas: 9
Sentido: horário
Volta recorde: 1m 14.923s, Robbie Kerr (Grã-Bretanha) – 2007

Bandeira da cidade de Kent

Bandeira de Kent

Dados da cidade:

Cidade: Kent
Categoria: Condado Cerimonial e Não-metropolitano
Região: Sudeste da Inglaterra
Área Total: 3.736 km²
Sede Administrativa: Maidstone
População Total: 1.621.000 habitantes (2005)
Densidade: 434 hab./km²
Grupos Étnicos: 96,5% brancos; 1,7% sul-asiáticos.
Site oficial: http://www.kent.gov.uk

Deixe um comentário