WRC dá largada para a temporada 2009

Publicado: 30/01/2009 em WRC
Novamente com o C4, a Citröen tenta repetir os titulos de 2008

A Citröen tenta repetir os títulos de 2008

O Mundial de Rally da FIA de 2009 (WRC) terá início nesta sexta-feira (30), na Irlanda. É o começo de uma nova era. Com as desistências de Subaru e Suzuki da categoria, anunciadas no final do ano passado, a disputa pelo título ficará restrita a Citröen e a Ford.

Atual campeã entre os construtores, a montadora francesa é a grande favorita novamente. O pentacampeão Sebastian Loeb luta pelo sexto título seguido, mas terá em seu companheiro no time oficial, Daniel Sordo, um adversário que promete muita luta a bordo do C4. Afinal de contas, o espanhol corre atrás de sua primeira vitória em rallies, após obter em sua carreira 10 segundos lugares.

Na equipe oficial da Ford, a dupla de pilotos também permanece inalterada. Os finlandeses Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala tentarão levar o time norte-americano novamente ao posto de número 1 do WRC. A Ford foi bicampeã em 2006-07, quando ainda contava com os serviços de Marcus Grönholm, que se retirou das disputas e deu lugar a Latvala em 2008. Os dois conduzirão o Ford Focus RS ao longo desta temporada.

Citröen e Ford ainda contam com outras equipes não-oficiais no certame. O time júnior gaulês contará com nomes conhecidos, como Conrad Rautenbach e Chris Atkinson, que tentarão obter resultados regulares e, se possível, roubar pontos da concorrência.

A Ford tentará recuperar a hegemonia do WRC

A Ford tentará recuperar a hegemonia do WRC

A mesma missão terão as equipes Stobart e Munchi’s – ambas bancadas pela Ford. Henning Solberg é o nome mais conhecido dentre os pilotos que correrão por elas.

Também é importante dizer que o irmão do norueguês, Petter, campeão de 2003, anunciou que deve participar do Rally da Noruega, segundo do calendário, com um Citröen Xsara privado. Sua intenção é seguir disputando a temporada, mesmo que com outro carro. Solberg está visando o campeonato de 2010, uma vez que perdeu a vaga numa equipe oficial de fábrica depois que a Subaru se retirou da categoria, devido à crise econômica mundial.

Mas a montadora japonesa se fará presente por intermédio da equipe norueguesa Adapta, que competirá com o famoso modelo Impreza. A dupla de pilotos será da mesma nacionalidade do time: Mads Ostberg e Anders Grondahl, sendo que o último só fará sua estréia na etapa de seu país, que será realizado entre os dias 13, 14 e 15 de fevereiro.

Confira o calendário 2009:

1º de Fevereiro – Irlanda
15 de Fevereiro – Noruega
15 de Março – Chipre
5 de Abril – Portugal
26 de Abril – Argentina
24 de Maio – Itália
14 de Junho – Grécia
28 de Junho – Polônia
2 de Agosto – Finlândia
6 de Setembro – Austrália
4 de Outubro – Espanha
25 de Outubro – País de Gales

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s