As últimas da Fórmula 1

Publicado: 28/01/2009 em Fórmula 1

Vamos por tópicos. Afinal, algumas novidades importantes apareceram nos últimos dias, como a confirmação das regras dos motores e do Safety-Car:

  • Agora é oficial. Charlie Whiting, diretor de provas da FIA, confirmou nesta segunda-feira (27) que os pilotos terão 8 motores à disposição para a temporada 2009. Podem usá-los como bem entenderem. Caso façam uso de uma usina extra, aí sim pagarão a penalização da perda de 10 posições no grid do GP seguinte. Até o ano passado, existia a obrigatoriedade de utilizar o mesmo propulsor em corridas consecutivas, o que também cai no regulamento deste ano. Até num mesmo fim de semana de GP será permitida a troca da máquina, independente de quebra ou de estratégia. Resumindo: está (quase) tudo liberado. São oito equipamentos para 17 corridas. Resta alguma dúvida?f13
  • A regra da entrada do Safety-Car também foi alterada. Acabou aquela palhaçada do piloto não poder entrar nos boxes porque os mesmos estavam fechados. Isso estava alterando a dinâmica e, principalmente, os resultados das corridas. Os pilotos tinham que optar por uma punição ou uma pane seca, caso estivessem no limite do combustível, o que era extremamente injusto. A partir de 2009, os pilotos terão, nos sistemas eletrônicos de seus carros, um software que avisará da entrada do carro de segurança e calculará um tempo mínimo para estes chegarem ao pit-lane. Isso deve evitar que os competidores passem em alta velocidade por trechos de bandeira amarela, o que poderia causar acidentes de proporções mais graves. Aliás, esse foi o objetivo da regra implantada em 2007, agora demovida.
  • A FIA também se apressou para confirmar que o congelamento dos motores seguirá até 2012. O caso da Renault, que teve o aval de todas as equipes e da própria entidade para dar uma turbinada em seu equipamento, foi apenas uma exceção. Os franceses alegaram que ficaram muito para trás no momento do congelamento e que seria impossível andar na frente nos próximos anos.
  • Outro detalhe importante para 2009 tem a ver com os pneus. A FIA parece muito descontente com a diferença mínima de performance entre os pneus duros e macios do ano passado. Para esta temporada, a Bridgestone já foi comunicada que esse gap terá de ser aumentado. Mas nada que supere 0,5s por volta. Especula-se que em 2008 os pneus duros eram apenas 0,2s mais lentos que os macios.
  • Já a Red Bull anunciou que estenderá sua parceria com a Renault. Em 2009, além dos motores, terão também o sistema KERS dos franceses em seus carros. Se os gauleses fizerem um bom trabalho, podem ajudar a Red Bull a crescer. Mas caso essa dobradinha não dê certo, mais uma temporada andando atrás da co-irmã, Toro Rosso, seria vexaminoso, além de atrapalhar bastante a carreira do promissor Sebastian Vettel.circuito-valencia
  • Enquanto isso, Roma está pensando em realizar um GP já em 2011. Até gosto dessas novidades, mas se for pra realizar mais um GP urbano, que deixem de lado a beleza do local e invistam em traçados mais emocionantes. A prova de Valência, que estreou no ano passado, foi chata e parece que o desenho da pista não permite grandes disputas. Em compensação, a visão do Mediterrâneo impressiona…
  • Por fim, Mario Theissen e Robert Kubica rejeitaram a proposta do sistema olímpico de Bernie Ecclestone, o que deixou o baixinho extremamente revoltado. Eu, logicamente, estou adorando. 
Anúncios
comentários
  1. Daniel Ramos De Oliveira disse:

    Eu gostei das novas regras,principalmente a dos motores e da Safety Car,porque vamo combinar,o piloto tá lá a 1 volta de entar no Box,e aparece o Safety Car,e ele não pode entar,meu isso é a maior sacanagem.Mas eu não gostei,da RBR ter permanecido com o motor Renault,meu ficou claro que a STR(que usa o poderoso motor Ferrari) é 20 segundos mais rápido do que ela nas retas(isso porque é o mesmo carro,imagina se fosse diferentes),tomara que essa “turbinada”que a Renault vai dar no motor dela,deia algum resultado,e fassa com que ele fique mais rápido(porque eta mortozinho fraco).E também não gostei dessa idéia do GP da Roma não,pra que colocar mais um circuito de rua no circo da F1,já não basta os de Cigapura,Valência e Monaco(que vamo combinar,que esse último,é um tédio de se ver),eu prefiro o circuito de Portugual,que é muito mais emocionate com as decidas e subidas,do que um de rua.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s