Manda tu, Bernie Ecclestone

Publicado: 26/01/2009 em Fórmula 1
perdido, anda atirando para todos os lados

Bernie anda atirando para todos os lados

Bernie Ecclestone anda meio desconcertado. Após a saída da Honda, o manda-chuva da principal categoria do automobilismo mundial não está conseguindo assimilar os golpes como deveria.

Primeiro, deu de ombros à situação, dizendo que “só a Ferrari teria sua ausência sentida na categoria”. Depois, inventou uma proposta aos times, na qual os mesmos poderão ter liberdade de gastar o quanto quiserem, desde que assinem contratos de longo termo de permanência na Fórmula 1, com ameaça de processo em caso de descumprimento.

Para quem só sentiria a falta da Ferrari, o baixinho anda desesperado demais em manter TODAS as montadoras (aquelas que ainda restam) sob seus domínios. E isso tudo justamente agora, quando a Renault anuncia um corte gigantesco de pessoal e até ameaça deixar de vez a brincadeira em 2010.

Mas Ecclestone e sua cabecinha pensante não param de bolar idéias absurdas e esquisitas. A última foi a possibilidade das montadoras colocarem na pista três carros por GP. À primeira vista, a proposta pode parecer sedutora e interessante. As corridas poderiam ficar mais emocionantes, com 3 Ferrari, 3 McLaren e 3 BMW, etc… As maiores diversidades de estratégias entre as equipes também poderiam movimentar bastante os fins de semana de Grandes Prêmios.

Entretanto, existe um detalhe que pode prejudicar principalmente as equipes menores. Com a pontuação atual da Fórmula 1 beneficiando apenas os oito primeiros, seria bastante comum que apenas 3 equipes somassem pontos a cada GP. Isso fatalmente afastaria o interesse de patrocinadores de times menores, como Williams, Force India e até mesmo as duas equipes da Red Bull.

Não sou a favor nem contra a medida. Traria uma nova dinâmica aos GPs e encheria os grids, que devem contar em 2009 com apenas 18 carros. Por outro lado, a saúde financeira das equipes médias e pequenas seria afetada. E do jeito que anda escaldada essa Fórmula 1, não creio que seus administradores tolerem a debandada de novos times.

Por essas e por outras, acredito que a proposta não vingue.

Anúncios
comentários
  1. Ciro disse:

    e a F1… já viu os novos carros? É um + feio q o outro, isso sem falar q só teremos 18 carros no grid. + Tem algo bom, a Toyota ta aposta todas as fichas no TF109, logo grandes chances d Trulli vencer corridas esse ano (podes crê) rsr
    eu acho q seria interessante ver equipes com 3 carros no grid, sem falar q de qualquer forma deixaria a disputa pelo título + equilibrada. Tem os contras como diminuir as chances d equipes menores pontuares… + acho q das idéias “insanas” de Ecclestone essa ñ é má.

    p.s. agora recebi o e- mail

    Abração
    http://f1trulli.blogspot.com

  2. Sami_FKR disse:

    Também acho que não vai vingar, as equipes já estão em dificuldades com dois carros, imagine com três.. fora o salário desse novo piloto, dos engenheiros..
    Ylan vc não tem um banner para eu colocar no FKR?
    Parabéns pelo blog!
    bjos!

  3. HUGLE disse:

    Acho que está na hora de Bernie aposentar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s